Migrações

Está na hora de discutir as migrações, dentro e fora da  escola. E porquê? 

  • Aprender a procurar e a reconhecer informação fidedigna: É fundamental apresentar dados e factos precisos acerca das migrações, para que as pessoas comecem a compreender a complexidade de um fenómeno que nos envolve diretamente. Ao compreender a realidade das migrações, estudantes e docentes podem formar perspetivas informadas e combater a desinformação.
  • Papel histórico e transformador: As migrações têm sido um fator constante na História da Humanidade desde o Homo Sapiens. As movimentações de pessoas contribuíram para a evolução de culturas e países, tanto na antiguidade como na época contemporânea. Educar para esta perspetiva histórica contribui para uma apreciação do poder transformador das migrações e do seu papel na construção do mundo tal como o conhecemos.
  • Contrariar as distorções no debate público: Os media frequentemente representam as pessoas migrantes de uma forma que incita a suspeita, hostilidade ou conflito, rotulando-as de “invasores”. As escolas podem desempenhar um papel fundamental na promoção do pensamento crítico, apoiando o reconhecimento dessas distorções.
  • Promover um entendimento multicultural: À medida que as sociedades se tornam cada vez mais multiculturais, é fundamental compreender as migrações. As escolas podem orientar a exploração das razões a favor e contra as migrações. Este entendimento estimula o respeito pela diversidade e fortalece a coesão social.
  • Reconhecer os benefícios e os desafios: Ainda que as migrações possam apresentar desafios, tal como a “fuga de cérebros” dos países de origem e a perceção de insegurança nos países que acolhem, também trazem inúmeros benefícios. As pessoas migrantes trazem novas ideias, crescimento económico e trabalho aos países de acolhimento, e o envio de fundos que fazem para os países de origem apoiam famílias e economias. As escolas podem ajudar a compreender estas complexidades e os impactos multifacetados das migrações. 

Compartilhar

Explore outros temas ou Recursos

Alterações climáticas

Descobrir

Desigualdades mundiais

Descobrir

Igualdade de género

Descobrir

Recursos Educativos

Descobrir

Newsletter

O projeto é cofinanciado pelo Programa DEAR (Educação para o Desenvolvimento e Sensibilização) da Comissão Europeia.
Este site foi criado e mantido com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos parceiros do projeto e não reflete necessariamente a opinião da União Europeia.