

Um dos resultados do projeto Global Education Time! (GET) tem em vista fornecer às Autoridades Educativas e às Organizações da Sociedade Civil dos países parceiros mais conhecimento sobre as oportunidades existentes para colaborarem para a integração da Educação para a Cidadania Global (ECG), nomeadamente de quatro desafios globais específicos – Alterações Climáticas, Desigualdades Mundiais, Igualdade de Género, e Migrações – no domínio da educação formal.
Neste sentido, têm vindo a ser desenvolvidas atividades de investigação em três áreas:
Ao nível metodológico, a investigação tem promovido uma abordagem mista, complementando a análise documental com entrevistas ou grupos focais a atores considerados chave, a nível nacional.
Para levar a cabo a investigação, foi criada uma equipa internacional composta por equipas nacionais dos oito países em questão – Iva Boneva (Bulgária); Lenka Pánková (Chéquia); Eli Padial (CAONGD), Luisa López, Martha Liliana Ruiz (Coopera) e Rafael Moreno (Espanha); Elena Zygouri (Grécia); Valerie Lewis e Mella Cusack (Irlanda); Bianca Minotti e Giulia Fillippi (Itália); Ela Olczak, Marta Gontarska e Dobrawa Aleksiak (Polónia); e Jorge Cardoso e Hugo Cruz Marques (Portugal) – e coordenada por La Salete Coelho e Mella Cusack, em articulação com os coordenadores internacionais e nacionais do projeto.
Importa salientar que esta equipa tem reunido mensalmente, em formato online, de forma a apoiar e assegurar o bom ritmo dos trabalhos em cada um dos países, sendo também um espaço para partilha de dificuldades e formas de as ultrapassar de forma coletiva.
Neste momento, a primeira fase do estudo encontra-se em finalização tendo já sido lançadas as bases para a segunda fase. O divulgação dos resultados de todo este processo está prevista para setembro de 2025.
