

No âmbito do projeto Get up and goals! foi elaborado, para docentes de História, Geografia e outras ciências sociais, um manual de geohistória, inovador, com base numa abordagem da história global. Este manual permite abordar conflitos e movimentos globais atuais assim como compreender as suas ligações a eventos históricos passados que estão na sua origem. Destinado a docentes e estudantes do 3º ciclo, secundário e ensino superior, o manual estará disponível em português, bem como nas línguas dos 12 países do projeto: Áustria, Bulgária, Espanha, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia.
Este recurso pretende encorajar uma nova narrativa histórica nas escolas para superar enfoques nacionalistas e eurocêntricos e para fortalecer a construção de uma Europa coesa e solidária para com o resto do mundo. Este objetivo é ditado pela análise das experiências educativas com uma maior predominância e que estão presentes em diferentes países. Tradicionalmente, desde o século XIX, o ensino de história tem sido influenciado pelo desejo de cimentar uma identidade nacional de cidadãos/cidadãs dentro do seu próprio país. Durante muito tempo, os textos escolares de história excluíram a maioria dos eventos que ocorreram fora de um Estado específico, um enfoque que, ainda que parcialmente atenuado, ainda prevalece nos nossos dias.
Esta abordagem reforçou a difusão de uma cultura nacionalista, na qual o foco está num “nós” limitado a fronteiras nacionais e a alguns eventos europeus. As interligações com o resto do mundo e o entendimento das trocas culturais e materiais, que durante milénios reconfiguraram continuamente as diferentes áreas do planeta, são amplamente excluídas. Contudo, nem sempre foi utilizada esta abordagem: antes do século XIX, a ideia de narrar a História como a história de toda a humanidade foi disseminada em muitas partes do mundo, incluindo na China, no Japão, no mundo islâmico e na própria Europa.
A ideia do projeto Get up and goals! foi a de contribuir para levar uma nova narrativa histórica às escolas, enquanto um processo global da humanidade. Esta ideia nasceu dos desenvolvimentos científicos na linha de pensamento da História Global e da colaboração de profissionais distintos nesta área: investigadores e investigadoras, especialistas em educação, organizações não governamentais, associações culturais do Norte Global e do Sul Global. É também o resultado da experiência de parcerias europeias em projetos de educação para a cidadania global, os quais levaram à articulação do desejo de combinar a abordagem e clareza científicas da melhor investigação histórica com uma narrativa centrada na humanidade como um todo e nas suas interligações milenares.
Este livro é o produto de vários anos de trabalho dos seus autores, Eric Vanhaute, professor de História Mundial na Universidade belga de Gand e Claudia Bernardi, professora na Universidade italiana de Roma Tre, tendo a sua versão portuguesa sido coordenada pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Em termos concretos, a abordagem utilizada neste manual visa alcançar alguns objetivos específicos:
